Entender o comportamento do usuário é fundamental para ter sucesso em um produto. Promovendo estas análises você pode checar se o seu usuário esta seguindo o fluxo projetado pelo UX (User Flow) em sua aplicação, se há falhas de usabilidade da sua interface, descobrir bugs, bem como ter insights de como melhorar as interações. Eliminando assim as suposições.

Para web sites, a ferramenta mais conhecida para tal tarefa é o Hotjar. Porém, até a data que este artigo está sendo escrito, não existe suporte do Hotjar para sua utilização em aplicativos móveis (iOS e Android). Mas há outras soluções no mercado, e uma delas é o Smartlook.

Iniciado em 2016, o Smartlook se tornou uma solução completa para análises qualitativas, tornando as suposições uma coisa do passado.

Com um conjunto de recursos, o Smartlook oferece uma maneira de  entender o comportamento do usuário em aplicativos. As gravações de visitantes sempre ativas mostram o que cada último visitante faz em seu aplicativo e o acompanhamento automático de eventos permite que você saiba como (e com que frequência) seus visitantes fazem coisas específicas, enquanto os funis de conversão pegam esses eventos e mostram o quanto você está tendo sucesso com as conversões.

Jornada do usuário

O Smartlook apresenta de forma agrupada a jornada de um usuário dentro do aplicativo. Assim você sabe quando os usuários voltam e o que eles fizeram durante essas sessões.

Identificar usuários

Através de API é possível integrar a gravação do usuário com o nome do mesmo, ou com seu e-mail. Assim ficará muito mais fácil para identificar um bug reclamado por um usuário específico. O que é muito bom para o suporte da aplicação.

Eventos

O recurso de eventos é interessante para gerar métricas e te leva ao momento que o usuário interagiu com um elemento específico do app. Por exemplo, você pode criar um evento que seja um clique em um botão ou o acesso à uma tela do app. É possível filtrar os usuários que geraram eventos, bem como obter estatísticas destes eventos.

Outra observação interessante é que o Smartlook mesmo em sua versão grátis possui uma cota de gravações de até 5.000 sessões. Esta cota para uma aplicação de pequeno porte já é suficiente para obter dados relevantes.

Gostou? Acesse aqui o site do Smartlook para utilizá-lo.

Leave a Reply